Vida Consagrada: religiosa comenta a alegria de servir a Deus
“Seguir Jesus Cristo, doar a vida a Ele, à serviço do reino, produz em cada um de nós uma profunda alegria“
A vida consagrada estará em destaque na Igreja em todo mundo no próximo ano. O Papa Francisco declarou 2015 como um ano dedicado à vida consagrada, com início no dia 30 de novembro de 2014 até o dia 2 de fevereiro de 2016. Esse é o tema do Canção Nova em Foco desta semana com a Irmã Maria Inês Vieira, presidente nacional da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).
Além de falar sobre a iniciativa do Papa e a organização da vida religiosa no país, irmã Maria Inês destaca a alegria e o testemunho das pessoas que se dedicam exclusivamente ao serviço de Deus e conta por que há 44 anos deixou tudo que tinha para se dedicar ao anúncio do Evangelho.
“Eu queria justamente fazer Jesus Cristo mais conhecido e mais amado, e o seu Reino, ser espalhado no meio das pessoas.” Desde a adolescência, Irmã Maria Inês queria colaborar com um mundo melhor e viu na vida religiosa o meio adequado para isso. Tantos anos depois, ela testemunha que valeu a pena e que ver as pessoas vivendo com mais dignidade é o que a realiza.
“Quando você anda pelo país afora e vê o trabalho das irmãs nas obras sociais, nos hospitais, nas escolas, principalmente nas periferias, e vê as pessoas crescendo em dignidade, é o que me torna mais feliz.”
No Brasil, pelo menos 37 mil religiosos se dedicam ao serviço de Deus. O número é ainda maior porque nem todos estão cadastrados na CRB. Para a responsável, o grande testemunho que esses homens e mulheres dão ao mundo é assumir os conselhos evangélicos: castidade, pobreza e obediência, que vão na “contra mão” do que as pessoas mais buscam para suas vidas como o prazer e o ter.
“O mundo vai contra tudo isso, que para nós é um grande valor. Então é um sinal de contradição e ao mesmo tempo de serviço, de dedicação ao Reino.”
A religiosa chama atenção para o testemunho que o Papa Francisco tem dado sobre a alegria em anunciar o Evangelho. Ela recorda que a Carta aos Consagrados e Consagradas escrita pelo Papa Francisco, por ocasião do Ano da Vida Consagrada, tem por título justamente: “Alegrai-vos!”
“Seguir a Jesus Cristo, doar a sua vida a Ele, a serviço do Reino, produz em cada um de nós uma profunda alegria em fazer o melhor de nós, que é fazer o bem aos outros, lutar por um mundo melhor, anunciar o Evangelho, isso produz em cada pessoa, não só no consagrado, mas em cada batizado, uma profunda alegria. A alegria dos que seguem a Jesus é contagiante.”
O Ano da Vida Consagrada faz parte das comemorações dos 50 anos do documento Perfectae Caritatis, sobre a Renovação da Vida Religiosa. Para irmã Maria Inês, será um ano para mostrar ao mundo que a vida consagrada é um caminho de serviço e doação a todo povo de Deus.