Semana da Família: Papa Francisco envia mensagem especial para famílias brasileiras

12/08/2013 11:45

O dever dos pais na transmissão da fé foi destaque central da mensagem do Papa Francisco às famílias brasileiras por ocasião da Semana Nacional da Família.

Papa Francisco encorajou os pais brasileiros para que assumam o seu papel na missão de serem “colaboradores de Deus” na transmissão da fé.

“Sinto-me feliz em saudá-las por ocasião da Semana Nacional da Família, cujo tema é ‘A transmissão e a educação da fé cristã na família’, encorajando os pais nessa nobre e exigente missão que possuem de ser os primeiros colaboradores de Deus na orientação fundamental da existência e a segurança de um bom futuro”, frisou o Pontífice.

A prática da fé é uma responsabilidade dos pais. “É importante que os pais cultivem as práticas comuns de fé na família, que acompanhem o amadurecimento de fé dos filhos”, disse o Papa citando a Carta Encíclica ‘Lumen Fidei’ de sua autoria.

Nessa missão, o testemunho da mãe e do pai constitui um forte alicerce na educação cristã, lembrou.

O Papa fez também um apelo para que os pais conscientizem os filhos de que a vida merece sempre ser protegida como bem maior da humanidade:

“Diante da cultura do descartável, que relativiza o valor da vida humana, os pais são chamados a transmitir aos seus filhos a consciência de que esta deva sempre ser defendida, já desde o ventre materno, reconhecendo ali um dom de Deus e garantia do futuro da humanidade”.

Por último, o Papa pediu o reconhecimento e o respeito para com os idosos que “são a memória viva de um povo e transmissores da sabedoria da vida”.

Papa Francisco, no final de sua mensagem, confiou as famílias brasileiras ao amparo e bênção da Padroeira do Brasil, a Senhora de Aparecida.

“Fazendo votos de que vocês, queridas famílias brasileiras, sejam os mais convincentes arautos da beleza do amor sustentado e alimentado pela fé e como penhor de graças do Alto, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, a todos concedo a Bênção Apostólica”, concluiu.

Fonte: Rádio Vaticano.