Romaria recorda 20 anos da peregrinação de bispo pelo rio São Francisco
Há 20 anos, o bispo Dom Luiz Cappio e três peregrinos percorreram o rio São Francisco de sua nascente em São Roque de Minas, na Serra da Canastra (MG), até a foz em Piaçabuçu (AL). A caminhada foi um marco da luta em defesa do rio São Francisco e contribuiu para conscientizar a população ribeirinha sobre os principais problemas ambientais e sociais da região.
No próximo dia 15 de novembro será realizada uma romaria na foz do rio em Penedo e Piaçabuçu para celebrar o término da caminhada do bispo e dos três peregrinos.
A iniciativa é da Articulação Popular pela Revitalização da Bacia do São Francisco - São Francisco Vivo - que tem o apoio de diversas instituições nacionais religiosas, entre elas a CNBB e a Cáritas Brasileira, e locais, como as dioceses de Penedo, Floresta e Propriá.
A organização espera reunir pelo menos mil pessoas de todas as regiões da Bacia nos dois dias da celebração.
As atividades começam na véspera, dia 14 de novembro, às 16h, em Floresta (PE), com bênção da adutora do Pajeu e continua no dia seguinte, na cidade de Penedo (AL), com uma celebração ecumênica, às 9h, na praça em frente à Igreja Nossa Senhora da Corrente. Às 13h, os romeiros seguem para Piaçabuçu para a cerimônia de bênção da foz do São Francisco.
Dom Luiz Cappio
Em 2005 e 2007, dom Luiz Cappio fez jejum em defesa da revitalização e contra a transposição das águas do rio São Francisco, projeto do governo federal que foi implementado e tem projeção de término em 2015.
A peregrinação de Dom Luiz Cappio e seus três companheiros, Adriano Martins, Orlando Araújo e Irmã Conceição Menezes, entre outubro de 1992 e outubro de 1993, mobilizando 350 comunidades ao longo de 2.863 km de percurso do rio São Francisco, é considerada a maior mobilização ecológica/religiosa em defesa do rio São Francisco.
Em 2007, o bispo foi premiado pela Pax Christi International, organização de promoção dos direitos humanos, e em 2008 recebeu o Prêmio Kant de Cidadão do Mundo, na Alemanha.
Fonte: Portal A12