Por que os católicos rezam o terço?

27/06/2013 09:17

 

Por que nós católicos rezamos o Terço?  Porque amamos Maria e com o Terço podemos dar-lhe uma demonstração singela, mas profunda, de nosso amor filial.
A tradição da Igreja recomendou esta oração desde que ela apareceu no peregrinar do Povo de Deus como expressão concreta da piedade filial.  Ela foi motivo de numerosas recomendações pastorais de bispos e Papas.  Entre elas, duas próximas a nós: a Exortação Marialis cultus do Papa Paulo VI e a CartaRosarium Virginis Mariae do Beato João Paulo II.
O Terço é uma oração Mariana que imediatamente centra nossa mente e coração no Senhor Jesus.  Esta singela prece nos introduz em um ritmo meditativo que «põem-nos em comunhão viva com Jesus – poderíamos dizer– através do Coração de Sua Mãe».  Em cada Pai Nosso rezamos com as palavras que Jesus mesmo nos ensinou e por ação do Espírito nos unimos à voz do próprio Filho; em cada Ave-Maria reconhecemos «o maior milagre da história», a Encarnação do Verbo, e repetimos, fazendo nossa, a confissão de fé de Isabel: “Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto de vosso ventre, Jesus”; ao término de cada dezena damos glória ao Pai através do Filho em comunhão com o Espírito Santo.
Por outro lado, os mistérios que vamos enunciando antes de cada dezena permitem-nos ir meditando em acontecimentos da vida do Reconciliador de mãos dadas com a Mãe.  Na escola de Maria mergulhamos na vida do Senhor Jesus.
Rezamos também o Terço porque com a Mãe nos aproximamos mais de Jesus.  E conhecendo e amando mais Jesus procuramos amar mais intensamente a sua Mãe.  Sob esta ótica, o Terço é uma prática espiritual que nos ajuda muito a ir realizando o ideal de viver como verdadeiros filhos de Maria por intermédio do processo de amorização: “Por Cristo a Maria e por Maria mais plenamente ao Senhor Jesus”.
O Terço também nos dispõe para uma participação nos Sacramentos mais ativa e frutífera, particularmente na Santa Eucaristia.  Com o seu ritmo sereno e pausado desenvolvemos uma cadência interior que favorece a meditação e é extremamente benéfica, especialmente neste tempo em que não poucas vezes nos vemos imersos em diversas atividades.
Convém recordar finalmente que esta prece Mariana está enriquecida com a possibilidade de obter indulgências plenárias:  «confere-se uma indulgência plenária se o Terço for rezado em uma igreja ou em um oratório público ou em família, em uma comunidade religiosa ou associação pia» (Ver o documento: O dom da indulgência, n. 4: https://www.vatican.va/roman_curia/tribunals/apost_penit/documents/rc_trib_appen_pro_20000129_indulgence_po.html).  Para isso devem ser cumpridas, evidentemente, as condições próprias para lucrar a indulgência.