Por que existe o costume de colocar uma cruz onde aconteceu um acidente mortal ou onde alguém foi assassinado?
A cruz é símbolo cristão da vitória de Jesus sobre todo o mal e sobre a morte. Pela cruz é que Jesus chegou à ressurreição e ascensão à direita do Pai. A cruz é, desde os primeiros séculos, o sinal da grande vitória.
Quando uma pessoa morre em uma acidente ou assassinato, os parentes costumam colocar uma cruz no local. Embora quem assim proceda nem sempre saiba o sentido, ela está dizendo: "a pessoa que aqui perdeu a vida, não foi derrotada, pois Cristo já passou pela morte e ressuscitou. Esta pessoa também vai ressuscitar". Logo, a cruz é o sinal de que os cristãos não creem que a morte é o fim. A cruz é sinal de vitória e de vida.
Alguém, no entanto, pensa que a cruz é para espantar maus espíritos. Mas isso é uma fé mal esclarecida. A cruz nunca deve ser vista com medo, mas antes, com esperança. Ao avistarmos uma cruz somos chamados a lembrar da vitória sobre o mal e a morte. É por isto também que os cristãos colocam uma cruz, seja em local de acidente, seja no cemitério ou mesmo em nosso peito, lembremo-nos sempre da grande vitória de Jesus e de nossa vitória que ainda está por acontecer.