Pastoral da Mobilidade Humana
A Pastoral dos Nômades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou, em Natal (RN), entre os dias 29 de julho e 1º de agosto, a sua 27ª Assembleia. Com a presença de agentes de todo o Brasil, o encontro foi baseado na partilha de experiências, avaliação da caminhada e programação de ações.
A reflexão principal do encontro foi feita a partir da Exortação Apostólica do papa Francisco, Evangelii Gaudium. Os agentes puderam fazer uma revisão da ação Evangelizadora promovida pela Pastoral e pensar em novos meios de chegar a alegria do Evangelho aos povos ciganos, circenses e parquistas.
A programação de ações de atuação da Pastoral resultou em seis propostas, que envolvem a divulgação e trabalho da Pastoral, acolhimento pelas comunidades e santuários e auxílio na busca por direitos e políticas públicas.
A Pastoral dos Nômades quer que sua missão seja mais conhecida e pretende utilizar dos meios de comunicação católicos para difusão nos regionais, arquidioceses, dioceses e prelazias. A divulgação da vida do beato, cigano e mártir Zeferino Gimenes Malla, cuja festa é comemorada no dia 2 de agosto, também faz parte das propostas definidas durante a assembleia.
A Pastoral deseja, ainda, trabalhar com alguns santuários que recebem grande número de nômades peregrinos para que os acolham e proporcionem um ambiente favorável às experiências de fé. As comunidades paroquiais também estão inseridas neste contexto. A proposta é que haja aproximação e acolhida para criação de relações.
A última proposta faz referência à busca por direitos, políticas públicas e luta contra o preconceito, de modo especial com o povo cigano.