Papa recorda São João Paulo II destacando herança espiritual
Pela primeira vez, Igreja celebra memória litúrgica do santo que foi Papa por quase 27 anos; Francisco recordou herança espiritual de seu predecessor
Não esqueçam a herança espiritual de São João Paulo II, foi o pedido deixado pelo Papa Francisco nesta quarta-feira, 22, dia em que a Igreja celebra, pela primeira vez, a memória litúrgica do santo.
Após a catequese, Francisco saudou um grupo de peregrinos poloneses, recordando a figura do santo canonizado por ele no dia 27 de abril desse ano. “Hoje celebramos a memória litúrgica de São João Paulo II, que convidou todos a abrirem as portas a Cristo. Que sua herança espiritual não seja esquecida, mas nos impulsione à reflexão e ao agir concreto pelo bem da Igreja, da família e da sociedade.”
João Paulo II teve um dos pontificados mais longos da história, com quase 27 anos como Sucessor de Pedro. Eleito em 16 de outubro de 1968, ele iniciou seu pontificado oficialmente no dia 22 de outubro, ocasião em que disse uma frase que se tornou o mote do seu papado: “Não tenhais medo! Abri, melhor, escancarai as portas a Cristo”.
Primeiro Papa polonês, foi João Paulo II que instituiu o maior evento da juventude mundial: as Jornadas Mundiais da Juventude. Ele também se destacou por sua dedicação ao tema da família, dando início ao Encontro Mundial das Famílias, realizado a cada três anos desde 1994. A defesa da vida e o diálogo inter-religioso são outros destaques de seu pontificado.
Desde o atentado sofrido em 13 de maio de 1981, na Praça São Pedro, o papa polonês começou a ter saúde debilitada. Após diversas internações, ele faleceu no dia 2 de abril de 2005, no Vaticano. Seu funeral foi um dos maiores da história, contando com a presença de vários líderes mundiais e jornalistas.
O primeiro passo para a canonização foi dado no dia 1º de maio de 2011, quando foi beatificado pelo então Papa Bento XVI, hoje Papa emérito.Cerca de 1 milhão e meio de fiéis foram ao Vaticano para esse momento.