Papa Francisco: A Igreja grita “basta” ao tráfico de pessoas
O Papa Francisco denunciou nesta quinta-feira que o tráfico de pessoas é um crime contra a humanidade, uma chaga no corpo de Cristo, e por isso a Igreja junto com as pessoas de boa vontade grita “basta!” e chama a unir esforços para socorrer às vítimas.
O Papa lançou estas palavras ao receber os participantes da II Conferência Internacional sobre o Tráfico de Pessoas intitulada “Combate ao Tráfico Humano: Igreja e reforço comparticipado para a aplicação da lei”, organizada pelas Conferências Episcopais da Inglaterra e País de Gales. “O tráfico de seres humanos é uma chaga no corpo da humanidade contemporânea, uma chaga na carne de Cristo. É um delito contra a humanidade”, expressou.
O Pontífice assinalou que este importante encontro –realizado na Sala Magna da Pontifícia Academia das Ciências- quer ser também "um gesto da Igreja, um gesto das pessoas de boa vontade que querem gritar basta!".
“O fato de nos encontrarmos, aqui, para unir os nossos esforços significa que queremos que as estratégias e as competências sejam acompanhadas e reforçadas pela compaixão evangélica, pela proximidade aos homens e mulheres que são vítimas desse crime”, afirmou.
O Santo Padre destacou a participação das autoridades policiais, “especialmente empenhadas em contrastar este triste fenômeno com os instrumentos e o rigor da lei”, e também trabalhadores humanitários, “cuja principal tarefa é oferecer às vítimas acolhimento, calor humano e possibilidade de resgate”.
Francisco explicou que existem “duas abordagens diferentes, mas que podem e devem caminhar conjuntamente”. Dialogar e confrontar-se a partir destas duas atitudes complementares é muito importante. Por este motivo, Francisco afirmou que estes encontros são “de grande utilidade, diria necessário”.
“Penso que é um sinal muito importante o fato de que, tendo passado um ano do primeiro encontro, tenham tido a vontade de reencontrar-se, de tantas partes do mundo, com o fim de avançar em seus esforços comuns. Agradeço-lhes pela sua colaboração e rogo ao Senhor que os ajude e à Virgem Santa que os proteja. Obrigado!”, concluiu o Pontífice.
No Brasil, o tema da Campanha da Fraternidade deste ano é ”Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1).