Papa destaca necessidade de coerência cristã
Francisco enfatizou que cristãos incoerentes causam escândalos e os escândalos matam
O cristão incoerente causa escândalo e o escândalo mata. Essas são palavras do Papa Francisco na Missa desta quinta-feira, 27, na Missa na Casa Santa Marta.
Citando o sacramento da Crisma, o Papa explicou que, quem recebe este sacramento, manifesta o seu desejo de ser cristão, o que significa dar testemunho de Jesus Cristo. Trata-se de uma pessoa que pensa, sente e age como cristão, é a coerência de vida de um cristão.
O Papa observou que às vezes alguém pode até dizer ter fé, mas se falta essa coerência não há o cristianismo e os cristãos que vivem na incoerência fazem muito mal, segundo Francisco.
“Ouvimos o que o apóstolo São Tiago diz a alguns incoerentes, que se gabavam por ser cristãos, mas escravizavam seus funcionários (…). É forte o Senhor. Se alguém ouve isso, pode pensar: ‘Mas isto foi dito por um comunista!’. Não, não, foi dito pelo apóstolo Tiago! É a Palavra do Senhor”, disse o Papa, acrescentando que quando não há coerência cristã vive-se com esta incoerência, faz-se o escândalo.
“Se você se encontra diante de um ateu e ele te diz que não acredita em Deus, você pode ler pra ele uma biblioteca, onde se diz que Deus existe e também provar que Deus existe, e ele não terá fé. Mas se diante deste ateu você dá testemunho de coerência de vida cristã, algo começará a trabalhar em seu coração. Será justamente o teu testemunho que levará a ele esta inquietude sobre a qual trabalha o Espírito Santo. É uma graça que todos nós, toda a Igreja deve pedir: ‘Senhor, que sejamos coerentes’”.
Na conclusão da homilia, Francisco ressaltou que para viver na coerência cristã é necessária a oração, porque a coerência cristã é um dom de Deus que se deve pedir. E se o homem cai por causa de sua fraqueza, é preciso pedir perdão.
“Todos somos pecadores, todos, mas todos temos a capacidade de pedir perdão. E Ele nunca se cansa de perdoar! Ter a humildade de pedir perdão: ‘Senhor, não fui coerente aqui. Perdão!’Seguir adiante na vida com coerência cristã, com o testemunho daquele que acredita em Jesus Cristo, que sabe que é pecador, mas que tem a coragem de pedir perdão quando erra e que tem tanto medo de escandalizar. O Senhor dê esta graça a todos nós”.