Multidão de fiéis acompanhou posse do novo bispo de Garanhuns

24/08/2015 10:15

Milhares de pessoas acompanharam posse do novo bispo da Diocese de Garanhuns, neste domingo, 23 de agosto

Um espetáculo de fé, alegria e religiosidade marcaram a posse canônica de Dom Paulo Jackson Nóbrega de Souza à frente da Diocese de Garanhuns. O deslocamento do novo bispo em direção ao seu novo rebanho iniciou-se em Patos/PB e teve paradas em Caetés e Capoeiras. Por volta das 3h30min, Dom Paulo Jackson chegou a Garanhuns sendo acolhido inicialmente na paróquia de Santa Terezinha, no Magano.

Por volta das 16 horas, o novo bispo aportou na Avenida Santo Antônio e, em um ato de humildade, pediu ao motorista para parar nas imediações da loja Ferreira Costa e caminhou entre os fiéis até a catedral de Santo Antônio demonstrando carisma e simpatia.

Já na igreja, Dom Paulo foi recebido pelas principais autoridades religiosas, políticas e militares da CNBB, de Pernambuco e de Garanhuns. A posse canônica foi presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido e acompanhada por bispos de várias localidades do Nordeste e do país. Entre os presentes, estavam o antecessor, Dom Fernando, o governador Paulo Câmara e o  prefeito Izaías Régis que passou a chave da cidade ao novo bispo.

Após a cerimônia na catedral, um belo momento esperava por Dom Paulo e pelos milhares de fiéis das várias paróquias do Agreste Meridional e da Diocese de Patos que vieram para acolhê-lo. Era a primeira missa celebrada pelo novo bispo em Garanhuns. E não poderia ser outro lugar, se não na Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos que ficou lotada.
 
A missa foi concelebrada por vários bispos, mas as atenções estavam todas voltadas para o novo líder espiritual da Diocese de Garanhuns. Em suas primeiras palavras, já como novo bispo, Dom Paulo Jackson relembrou sua origens, agradeceu a seus formadores e citou uma música de Dominguinhos, filho da terra. Depois reforçou o que já havia dito na sua sagração episcopal em Patos no último dia 18 de julho "A esposa deixa seus pais e se une ao seu marido formando assim uma só carne. O mesmo acontece na vida sacerdotal. Os padres se tornam membros de um único corpo que é formado por Jesus Cristo e a Igreja é nossa esposa, disse o sacerdote.
 
De acordo com estimativas não oficiais, cerca de 30 mil pessoas estiveram na posse para saudar o novo bispo, lotando as ruas a Igreja Matriz e sobretudo a Praça Mestre Dominguinhos, palco de tantos shows artísticos e que ontem foi cenário para uma das manifestações religiosas mais fervorosas que a cidade presenciou.

VISITA ÀS PARÓQUIAS
Após nove meses em Sede Vacante, a Diocese de Garanhuns anseia por ouvir as palavras de Dom Paulo Jackson. Nesse sentido, já estão marcadas as primeira visitas pastorais às paróquias. Quarta (26/08) será no Sagrado Coração de Jesus, na Cohab 2, quinta, o novo bispo visitará a paróquia de São Sebastião e dia 01 de setembro, a paróquia de Santa Terezinha, no Magano.  No próximo domingo (30/08) ocorre a primeira celebração de Dom Jackson na Catedral de Santo Antônio.

ORIGENS DO NOVO BISPO 
Dom  Paulo Jackson é o 11º bispo de Garanhuns. Ele tem 46 anos e nasceu em 17 de abril de 1969 em São José de Espinharas, no Estado da Paraíba. Estudou Filosofia no Instituto de Teologia do Recife (ITER) e Teologia no Seminário Arquidiocesano “Imaculada Conceição” em João Pessoa (1990-1992). Licenciou-se em Ciências Bíblicas no Pontifício Instituto Bíblico (1997-2001) e fez o Doutorado em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Gregoriana (2007-2010). 

 Foi ordenado sacerdote em dezembro de 1993, incardinando-se na Diocese de Patos, onde desempenhou inúmeros cargos. Também foi Secretário Nacional da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (OSIB), de 2004 a 2007 e Vigário paroquial da paróquia “São Geraldo” em Belo Horizonte (2011-2013). Antes de ser nomeado bispo, era Professor de Sagrada Escritura na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, pároco da paróquia “Senhor Bom Jesus do Horto” em Belo Horizonte e Formador dos seminaristas de Patos
Fonte: Site V&C Garanhuns