Missa: não participar é pecado mortal ou grave?
Embora a Igreja ainda use falar de pecado mortal e pecado venial, hoje se emprega mais a concepção de pecado grave e pecado leve. Esta última concepção favorece melhor o entendimento das múltiplas influências que são consideradas ao se falar das faltas humanas – pecados.
Quanto ao preceito de participar da missa aos domingos e dias festivos, é obrigação grave, tanto que o Catecismo da Igreja Católica usa dizer “a Igreja obriga” (Cf. 1389). Isso quer dizer que somente por motivos de força maior alguém pode deixar de participar da missa aos domingos e dias festivos. No entanto, o fiel nunca deve ficar se perguntando o que deve ou o que não deve, mas procurar entender o sentido profundo que está por trás da obrigação.
Antes de se preocupar se observou direito os preceitos, deve se empenhar por entender sempre mais no que consiste a celebração eucarística, o domingo (dia do Senhor), e o valor da comunidade cristã onde é convidado a participar. Uma vez consciente desses valores, o cristão fará todo o possível para sempre estar presente, não só de corpo, mas na sua totalidade, lá onde a sua comunidade de fé celebra a doação sem limites de Jesus Cristo pela humanidade.
Então, não ir à missa nos dias prescritos é falta grave; mas antes, é de suma importância entender o valor que a missa representa para cada um de nós.