Manhã da Sexta-Feira Santa da Paróquia de Aparecida começa com Via Sacra pelas ruas do Bairro.
Homens e mulheres saem em procissão de lugares diferentes e com cânticos e orações se encontram na “13ª Estação.
Por: Arlinson Coêlho – Casa de Sião
Na manhã do dia 29 de março, feriado de Sexta-feira santa, fazendo parte, das atividades da Semana Santa, da Paróquia de Aparecida, foi realizada a Via Sacra pelas ruas do bairro do 13 de Maio, em João Pessoa. Como de costume os homens saíram em procissão, juntamente com o Padre Egídio, do Edifício Betesda, que fica nas proximidades da Padaria Pão Doce Pão, enquanto que as mulheres saíram da Capela de Nossa Senhora das Graças, na Vila Japonesa.
Com o auxílio de carros de som o grupo de homens e mulheres acordaram os paroquianos com cânticos e orações. O subsídio utilizado para reflexão nas 15 estações foi inspirado na campanha da Fraternidade 2013, da CNBB, que tem como tema Fraternidade e Juventude. Por isso, as orações e súplicas foram dirigidas as diversas realidades dos jovens brasileiros de acordo com as situações vividas por Jesus, durante seu trajeto até o Calvário e a Cruz.
(Homens carregando a imagem de Jesus Crusificado durante aa Via Sacra. Foto: Yanko.)
O momento de maior emoção da Via Sacra da Paróquia de Aparecida aconteceu quando os grupos de homens e mulheres se encontram na décima terceira estação, quando, trazendo consigo as imagens de Jesus Crucificado e de Nossa Senhora das Dores, ocorre o encontro, lembrando o momento em que Jesus é colocado no colo da sua mãe já morto.
(Encontro entre homens e mulheres. Nossa Senhora das dores e Jesus. Foto: Yanko.)
A beleza do encontro é marcada pela presença das famílias que se encontram. São filhos que encontram mães, maridos que encontram esposas, filhas que se encontram com seus pais em momento de muita espiritualidade.
A Via Sacra encerrou-se na Igreja matriz, onde o Padre Egídio, realizou a bênção final e convidou toda a comunidade para participar das demais atividades da Sexta-feira santa.
As atividades do dia continuaram a partir das 16:00 com a realização da procissão do Senhor Morto e logo após com a Celebração da Morte e Paixão do Senhor.