IV DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C

28/01/2013 16:15

Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura...

Lucas 4,21-30

 

Apesar de ser santo e justo Jesus também foi vítima da incredulidade das pessoas que O conheciam por ser Ele apenas o filho de José! Assim Ele nos orienta e dá o seu próprio testemunho: “nenhum profeta é bem recebido em sua pátria!” Quando percebemos o chamado de Deus para falar em Seu Nome, o primeiro lugar onde nós queremos fazer sucesso é no ambiente em que as pessoas nos acolhem e nos admiram, porém nem sempre somos acolhidos e admirados, porque seguimos os ensinamentos de Deus. Para todos nós é difícil evangelizar às pessoas no lugar aonde todos nos conhecem.
                     Por isso, é natural, que na nossa casa, no meio em que vivemos, tenhamos dificuldades de anunciar o Evangelho e falar em nome de Deus. As pessoas esperam de nós uma perfeição que ainda não atingimos e muitas vezes também nós as decepcionamos e damos contra testemunho, por isso a ação evangelizadora torna-se mais difícil. O ser humano espera por coisas extraordinárias para acreditar, no entanto Deus se manifesta por meio das pessoas mais simples e das coisas mais corriqueiras da nossa existência.
                   Por isso, também, nós não alcançamos os nossos propósitos porque não realizamos coisas mirabolantes. Assim foi também no tempo de Jesus. Por isso, é que Ele nos recorda as figuras de Elias que fez prodígios na vida de uma viúva que não pertencia ao povo de Israel e Naamã, o sírio, que procurou Eliseu longe da sua terra para ser curado da lepra. Às vezes não fazemos sucesso onde queríamos, mas o Senhor nos envia a alguém a quem nem imaginamos, para que por nosso meio ela possa obter cura e libertação. Reflita – A quem você se sente chamado  a evangelizar? – Você já fez a experiência de ir à busca dessas pessoas? – Para você o que é evangelizar? – Você acredita que dentro da sua casa possa haver algum profeta, alguém que fala em nome de Deus?

Por Maria Regina