Igreja cobrará gastos em saúde pública
Governo Federal assina amanhã protocolo de intenções para construção de UTI no Hospital Padre Zé
A Campanha da Fraternidade 2012 vai ser lançada oficialmente hoje, às 19h30, no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural, no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa. Este ano, a campanha abordará a questão da saúde púbica com o tema “Fraternidade e Saúde” e o lema “Que a saúde se difunda pela Terra”. A igreja vai cobrar o cumprimento da Emenda Constitucional 29 que determina o percentual que os Governos Federal, Estadual e Municipal devem investir na saúde pública. O Estado precisa utilizar 12% da Receita em saúde e os municípios 15%. Dentro da programação oficial, amanhã, será assinado um protocolo de intenções para a construção de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Padre Zé, que fica em Tambiá, na Capital.
O Hospital Padre Zé sobrevive com verbas do SUS, Funcep e doações os pacientes que necessitam da UTI são transferidos para hospitais como Santa Isabel e Santa Paula. Na última quarta-feira foi aberta a Campanha da Fraternidade em todo o País, mas na Regional Nordeste 2 (que reúne quatro dioceses dos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas) acontece hoje em João Pessoa. Bispos e autoridades da saúde, Alexandre Padilha estarão presentes, segundo confirmou o arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Aldo di Cillo Pagotto. Dentro da programação para hoje consta uma conferência sobre “Saúde pública: desafios e perspectivas”, apresentada por Alexandre Padilha e uma mesa redonda com Dom Fernando Saburido. O objetivo da Campanha da Fraternidade, de acordo com o arcebispo é poderes públicos reavaliem o atendimento oferecido a população. Dom Aldo Pagotto, acrescentando que a finalidade é melhorar tanto o atendimento, quanto o corpo hospitalar e perspectivas de melhoria.Além dessa cobrança do serviço, a igreja Católica também está trabalhando com VÍDEO uma cartilha que mostra os cuidados da saúde por parte das pessoas. A cartilha vai custar R$ 1,00. Ministro Apesar da Arquidiocese da Paraíba confirmar a presença do ministro da Saúde nos eventos de hoje e amanhã, a assessoria de imprensa de Alexandre Padilha, informou que não consta na agenda do representante do Governo Federal a vinda ao Estado no dia de hoje e nem nos próximos dias. 2,2 mil internações em 2011 Amanhã, será assinado pelo Governo Federal, com a presença do ministro da Saúde, um Protocolo de Intenções para a construção da UTI no Hospital Padre Zé. Fundado em 25 de agosto de 1965, o Padre Zé não possui esse serviço. Segundo o diretor administrativo, Cícero Xavier da Silva, haverá um café da manhã, às 8h e uma missa às 10h, na Catedral de Nossa Senhora das Neves. O diretor Cícero
Xavier disse que a unidade de saúde necessita dessa UTI porque muitos pacientes que precisam desse serviço são transferidos para os hospitais Santa Isabel e Santa Paula, na Capital. “Por mês, temos em média 220 internações. Durante todo o ano passado foram 2.200 internações”, disse. Ele lembra que o Hospital se mantém pelo repasse do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 55%, convênio com o Fundo de Combate a Erradicação da Pobreza (FUNCEP), 19% e doações, 26%.Doações. As doações podem ser feitas pessoalmente ou pela agência do Banco do Brasil 011-6, conta corrente 15774-0, em nome do Instituto São José. Cícero Xavier destaca que o Hospital faz parte do Instituto, obra do padre Zé Coutinho.
Fonte: Jornal Correio da Paraíba