Há um ano, Francisco iniciava oficialmente seu pontificado
“O verdadeiro poder é o serviço”, disse Francisco na homilia, uma reflexão que se transformou em uma das marcas do seu pontificado
Há exatamente um ano, o Papa Francisco celebrava, na Praça São Pedro, a Missa que marcou o início oficial de seu pontificado. Cerca de 200 mil pessoas estiveram presentes para a celebração realizada na solenidade de São José, o que, para Francisco, teve um significado especial.
“É uma coincidência densa de significado e é também o onomástico do meu venerado predecessor: acompanhamo-lo com a oração, cheia de estima e gratidão”, foram as primeiras palavras de Francisco na homilia.
A reflexão do Papa foi sobre a necessidade de ter cuidado com a criação. Ele recordou a missão de São José – ser guardião de Maria e de Jesus –, uma tarefa que realizou com discrição, humildade e fidelidade, vivendo sua vocação com constante atenção a Deus.
“Deus não deseja uma casa construída pelo homem, mas quer a fidelidade à sua Palavra, ao seu desígnio; e é o próprio Deus quem constrói a casa, mas de pedras vivas marcadas pelo seu Espírito”, disse o Papa.
Com base nisso, o Santo Padre destacou a vocação cristã e humana, que é guardar os outros e toda a criação. Ele exortou todos a serem guardiões dos dons de Deus, cuidando especialmente dos mais frágeis. O apelo foi dirigido, de modo especial, aos que ocupam cargos de responsabilidade em âmbito econômico, político ou social.
Referindo-se ao início de seu ministério como Sucessor de Pedro, Francisco enfatizou que esta é uma missão que contém um poder: o serviço.
“Não nos esqueçamos jamais de que o verdadeiro poder é o serviço, e que o próprio Papa, para exercer o poder, deve entrar sempre mais naquele serviço que tem o seu vértice luminoso na Cruz; deve olhar para o serviço humilde, concreto, rico de fé, de São José e, como ele, abrir os braços para guardar todo o povo de Deus e acolher, com afeto e ternura, a humanidade inteira, especialmente os mais pobres, os mais fracos, os mais pequeninos”.
Essa foi uma reflexão que marcou a homilia e sinalizou o caráter de seu pontificado: o serviço, a atenção com os mais pobres, a humildade, características que foram constantemente repetidas ao longo desse primeiro ano de pontificado.
“Peço a intercessão da Virgem Maria, de São José, de São Pedro e São Paulo, de São Francisco, para que o Espírito Santo acompanhe o meu ministério, e, a todos vós, digo: rezai por mim! Amém”, finalizou Francisco.