Grupo de Oração Sagrada Família abre a Semana Nacional das Famílias na paróquia de Aparecida.
Palestra alerta aos pais sobre o perigo da permissividade na educação dos filhos.
Por: Arlinson Coêlho – Com. Casa de Sião
Na noite da última segunda-feira (13/08) o Grupo de Oração Sagrada Família, da Comunidade Casa de Sião, teve a honra de abrir o ciclo de eventos da Semana Nacional das Famílias, da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no bairro do 13 de Maio, em João Pessoa, na Capital paraibana. O primeiro tema a ser abordado foi “Família: Prevenindo Problema Futuros” e quem realizou a palestra foi Deusimar Guedes, que é ex-policial federal e hoje atua na área de psicologia, trabalhando principalmente com a problemática das drogas.
Para começar, Deusimar afirmou que em se tratando de educação familiar não existe uma regra clara. Ele afirmou que a regra é que cada caso é um caso e que cada um tem de achar a forma certa de lidar com a sua situação.
Deusimar mostrou uma pesquisa do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) no qual apontou que 67% das infrações cometidas na sociedade são realizadas por Jovens. Para ele, isto significa que os pais da nossa atual sociedade estão falhando na educação de seus filhos.
Para ele, os pais de hoje não estão conseguindo dizer “não” no momento certo. Ele afirmou que os filhos precisam de paz nos lares, como também precisam de limites para sentir o amor de sua família.
O psicólogo afirmou que o trabalho de educação dos filhos é de responsabilidade de toda sociedade. Para ele, as escolas e as universidades não se comprometem em dar valores morais para os jovens. Ele afirmou que as instituições educacionais estão mais preocupadas em formas técnicos do que auxiliar na construção de cidadãos.
(Deusimar Guedes, durante sua palestra na primeira noite da Semana da Família. Foto: Arlinson Coêlho)
Para Deusimar, as pessoas estão sendo desprezadas. Ele lembrou que nas escolas os professores não chamam mais os nomes dos alunos, mas se referem a eles por um número. Ele ressaltou que nos hospitais as pessoas doentes deixaram de ser serem humanos para ser pacientes de leitos numerados.
O palestrante não eximiu a família de suas responsabilidades no processo de formação dos jovens. Para ele, todas as camadas organizadas da sociedade devem fazer sua parte para contribuir para um ambiente social melhor, livre da violência e das drogas.
“Sempre queremos culpar o Estado pelos problemas da nossa sociedade, retirando nossa responsabilidade sobre o que ocorre hoje. Gostamos de ficar fechados em nosso universo e não nos comprometer. Às vezes o filho do nosso vizinho está consumindo drogas e nós preferimos aumentar o nosso muro ao invés de tentar ajudar nosso vizinho” – declarou.
(Pastoral da Família: Pimenta e Ione e Flavinho e Naide entregando o momento de Oração da Noite. Foto: Arlinson Coêlho)
Afetividade e Limites
Deusimar ainda lembrou que os valores educacionais de pais e filhos vêm mudando ao longo do tempo. Ele afirmou que atualmente a relação de afetividade e limites foi desvirtuada. Para ele, os pais por temer não ter o amor de seus filhos, são muitas vezes complacentes com suas vontades, não educando seus filhos para encarar os dissabores da vida.
“Pela permissividade dos pais, alguns filhos acham que podem ter tudo que querem. Ora, os pais trabalharam 20 a 30 anos para conseguir conquistar tudo que tem e hoje os filhos querem ter uma vida acima daquilo que os pais lutaram para conseguir. Não se coloca para os jovens a importância da luta para conseguir aquilo que se quer. Os pais têm medo de perder o amor de seus filhos por isso não dizem não” – afirmou.
Deusimar encerrou sua palestra dando conselhos aos presentes. Para ele, os jovens necessitam de atividades que desenvolvam seu caráter e valores morais. Ele deu como sugestão a participação em atividades esportivas e a participação na Igreja.
O Grupo de Oração Sagrada Família acontece todas às segundas-feiras, às 19:00. Porém, durante a semana de 13 a 18 de agosto as atividades da Semana Nacional da Família irão continuar na Paróquia de Aparecida. Venha participar e traga todos os seus familiares.