Fiéis acompanham procissão da padroeira de João Pessoa
Cerca de quatro mil fiéis de várias cidades da Paraíba acompanharam a procissão de Nossa Senhora das Neves, padroeira de João Pessoa, na tarde desta quarta-feira (5), no Centro da capital, segundo os dados da Arquidiocese da Paraíba.
A procissão também faz parte dos eventos de comemoração do aniversário de João Pessoa, que este ano completa 430 anos.
A jovem Emanuella Felinto, de 20 anos, é de João Pessoa e participa pela primeira vez da procissão de Nossa Senhora das Neves.
Ela explica que já frequentou outras procissões, como a da Penha e a de Nossa Senhora do Carmo, mas que nunca tinha participado da que acontece no dia do aniversário da cidade. “Está sendo muito melhor do que eu esperava. É muito bonito mesmo, tem muita gente, muitos jovens”, comentou.
Uma das fiéis, Marineide Ribeiro, de 40 anos, veio da cidade de Bayeux, Região Metropolitana da capital, e explicou que já frequenta a procissão há mais de 20 anos.
“O que me motiva é a fé em Maria”, diz Marineide. O filho dela, Marcos Roberto, de 10 anos, participa da caminhada desde que nasceu, e já faz parte do Terço dos Homens, junto com o marido de Marineide.
Antônio Jeremias da Silva, de 74 anos, contou ao G1 que já participa da procissão há tanto tempo que já nem lembra mais quando começou. O idoso tem um ritual: todo ano ele compra uma rosa na procissão e coloca em um jarro perto das imagens dos santos que ele tem em casa.
Ele crê que, com isso, Nossa Senhora das Neves vai dar saúde para ele e para a família. “Graças a Deus até aqui ela tem me protegido. Eu me apego muito a ela. Jesus e ela”, disse Antônio, que mora em Rio Tinto, no Litoral Norte paraibano.
A procissão saiu da Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves e percorreu as ruas do Centro até voltar para a Catedral, onde foi realizada uma missa celebrada pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto.
Durante o percurso, os fiéis realizaram cânticos religiosos e orações, e também cantaram o ‘Parabéns a Você’ e a música ‘Meu Sublime Torrão’, de Marinês, em em homenagem ao aniversário de João Pessoa.
Fonte: G1 Paraíba