EUA: Menina de 5 anos fura bloqueio e entrega carta com pedido ao papa Francisco

24/09/2015 09:27

Também nessa quarta, Francisco participou da canonização do frade espanhol Junipero Serra, que fundou primeiras missões católicas na CalifórniaPapa Francisco abençoa uma menina chamada Sophie, depois dela ter ultrapassado a barreira de segurança e correr em direção ao pontífice durante a passagem do papamóvel em Washington, Estados Unidos - 23/09/2015

 

Sophie Cruz, uma menina mexicana de origem indígena, de apenas 5 anos, entregou pessoalmente nesta quarta-feira uma carta para o papa Francisco, que está nos Estados Unidos. A carta entregue pela criança, que conseguiu furar o bloqueio de segurança nas ruas de Washington com ajuda do pai, pedia pela defesa dos direitos dos imigrantes. Um segurança tentou impedir que ela se aproximasse do papamóvel, mas o próprio pontífice pediu que a menina fosse levada até ele.


Sophie ganhou um beijo e entregou a carta e uma camiseta a Francisco. No texto, várias organizações de defesa dos direitos dos imigrantes pedem para que o chefe da Igreja Católica interceda por eles, informou o pai da menina, que revelou que a família viajou de Los Angeles para Washington apenas para tentar o contato com o papa.


"Somos oprimidos pela violência, pelo racismo, pela má gestão do governo. Pedimos ao papa que interceda, não só pelos imigrantes mexicanos, mas também pelo restante dos latinos-americanos, pelos europeus, por todos", disse Raúl Cruz, pai de Sophie.

Na Casa Branca, onde se encontrou com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o papa se apresentou como "filho de família de imigrantes"e pediu que os EUA acolham "sem medo" as pessoas de outras nacionalidades.


Canonização - Também nessa quarta-feira, o papa Francisco conduziu a cerimônia de canonização do franciscano espanhol Junipero Serra, que foi proclamado o mais novo santo da Igreja Católica. A missa foi celebrada no Santuário Nacional da Imaculada Conceição, na capital americana. O frade que viveu no século XVIII foi fundador das primeiras missões colonizadoras da Califórnia e beatificado por João Paulo II em 28 de setembro de 1988.

Nesta quinta-feira, o papa fará o primeiro discurso de um pontífice no Congresso americano. Em seguida, Francisco embarca para Nova York, onde visitará a sede das Nações Unidas e participará de um encontro inter-religioso no Memorial Ground Zero, que homenageia as vítimas do atentado de 11 de setembro. A viagem acaba no domingo, quando o papa deixa a Filadélfia rumo a Roma.

Fonte: Revista Veja