Em Jo 6,51 se lê: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá para sempre”. Isso é uma prova de que quem comunga se salva?

18/02/2012 09:49

Não. Comungar em si não é garantia de salvação, se entendermos comungar como receber uma hóstia e consumi-la. Isso pode ser um gesto vazio. É possível comungar todos os dias e não se comprometer com o projeto de Jesus. Nesse caso, o ato de comungar serve até para nos afastar ainda mais de Deus (veja 1Cor 11,27). Comer indignamente é comer a própria condenação.
Então, como entender Jo 6,51? Comer, mais do que engolir, é assimilar o projeto de Jesus. Antes de engolir uma hóstia todos os dias, comungar quer dizer assumir o projeto de Jesus. Comungar quer dizer entrar em comum união com Jesus, isto é, fazer o que ele fez. Viver os valores que ele viveu. Comprometer-se assim como ele se comprometeu com o reino. Neste caso, sim, comer o pão do céu é garantia de salvação. Assim, já percebemos que a garantia da salvação não repousa num gesto litúrgico que se pode praticar de forma desligada da vida. Comungar, mais do que engolir hóstias, é assimilar a vida de Jesus. Nele está a vida eterna.
Então, ao comungarmos a hóstia, busquemos comungar com a vida de Jesus, com sua fidelidade ao reino, ao Pai e aos irmãos e não pensemos que podemos viver isolados dos compromissos e nos salvar, indo comungar aos domingos.