Católicos participaram da Caminhada da Família em João Pessoa

17/08/2015 11:56

Estimativa da Polícia Militar é de que 6 mil pessoas participaram do evento.
Objetivo da marcha é promover a união familiar, segundo arcebispo da PB.

De acordo com estimativas da Polícia Militar, seis mil pessoas participaram da caminhada, que desceu a Avenida Epitácio Pessoa até o Busto de Tamdaré (Foto: Valéria Sinésio / Jornal da Paraíba)A edição 2015 da 'Grande Caminhada da Família' da Arquidiocese da Paraíba, que aconteceu na tarde deste sábado (15), reuniu grupos de diversas paróquias de João Pessoa e do estado. Segundo estimativas da Polícia Militar, aproximadamente 6 mil pessoas participaram do evento que tem este ano como tema “O amor é a nossa missão: a Família plenamente viva”. O tema foi proposto pela Pastoral Familiar da Igreja Católica.

A concentração da caminhada começou às 15h, no cruzamento da Avenida Epitácio Pessoa a Avenida Ruy Carneiro. A cantora Camila Holanda fez parte da programação do evento.

Durante o percurso, o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, realizou um Ato de Consagração da Arquidiocese, das Famílias e do Estado ao Senhor da Vida pelo Imaculado Coração de Maria. Além disso, foram distribuídos aos participantes da Caminhada um panfleto com o ícone de Maria com a oração do Ato de Consagração.

De acordo com Dom Aldo Pagotto, a Marcha tem como objetivo a defesa da vida e a promoção da união familiar. "A Igreja tem a obrigação de orientar, esclarecer e incentivar a união, o respeito, o carinho, o diálogo e o entrosamento entre pais e filhos. Hoje, nós temos que voltar a ser família, pois estamos vivendo em um desmantelo, um abalo, um relativismo", comentou.


A caminhada faz parte do calendário de eventos da Arquidiocese da Paraíba e  da Semana Nacional da Família (SNF), que foi aberta no dia 1º de agosto, durante o Novenário da Festa das Neves, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves. A SNF vai ser promovida até o domingo (16), em  todas as Paróquias da Arquidiocese, com a realização de vários eventos, como liturgias, palestras, encontros familiares, debates, visitas a famílias e escolas.

 “Cabe a todos que cultivamos os valores e os princípios do Evangelho de Jesus Cristo a responsabilidade na missão evangelizadora e pastoral de edificar a família no mundo contemporâneo. Não é tão simples nem fácil enfrentar enormes desafios face às circunstâncias sociais das famílias. Ao defender a vida e a família nós, cristãos, orientamo-nos pelos valores da fé e da razão iluminada pelo amor de Deus”, afirma Dom Aldo.

Para o casal Clidenor e Edite, responsável pelo Setor Família da Arquidiocese da Paraíba,
nas reflexões da semana é importante que as crianças e os jovens sejam envolvidos, assumindo participação ativa, e que as pessoas em diversas situações familiares tenham também parte ativa na vivência desta Semana Nacional da Família.

Fonte: G1