Cardeais apresentam propostas de mudanças ao Papa
O Relatório entregue ao Pontífice apresenta a atual situação da estrutura econômica e organizacional da Santa Sé
Terminou nesta quarta-feira, 19, no Vaticano, a terceira reunião do Conselho dos Cardeais. O grupo, escolhido pelo Papa Francisco em abril de 2013, está estudando um projeto de reforma da Cúria Romana. Entre as tarefas, está a revisão da Constituição Apostólica Pastor Bonus, que trata propriamente dos Dicastérios e normativas vaticanas.
O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, em coletiva aos jornalistas, informou que os Cardeais já redigiram um relatório com propostas de mudanças.
“O Conselho dos oito cardeais trabalhou intensamente e apresentou ao Santo Padre algumas propostas para os dois campos tratados: o conjunto da estrutura econômica e organizacional da Santa Sé, e o Instituto para as Obras de Religião (IOR)”, informou.
As duas comissões, sobre a estrutura econômica e organizacional da Santa Sé e sobre o IOR, ouvidas pelos oito cardeais, serão recebidas também, ainda na tarde desta quarta-feira, pelo Conselho dos Quinze cardeais que estuda os problemas econômicos e organizacionais da Santa Sé.
Padre Lombardi falou também sobre os trabalhos do Consistório que terão início na manhã desta quinta-feira, 20, com a saudação do Decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Angelo Sodano, e em seguida o pronunciamento do Papa Francisco.
O presidente emérito do Pontifício Conselho para Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper, fará uma palestra introdutória sobre o tema da família. Em seguida, serão realizados os pronunciamentos dos cardeais na tarde de quinta-feira e ao longo da sexta-feira, 21.
O “Conselho dos oito cardeais” se reunirá novamente, no Vaticano, nos dias 28 a 30 de abril e de 1° a 4 de julho.
Fonte: Canção Nova