Caminhada e Missa pela Paz reúne grande quantidade de fiéis em Maceió
Durante a Missa houve também o envio da juventude maceioense para a JMJ Rio 2013
No final da tarde desta quinta-feira (27), centenas de fiéis se reuniram nas proximidades da Praça Deodoro, no centro de Maceió, para saírem em caminhada pela Paz, bem como o envio missionário da juventude maceioense à Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro.
Movimentos, Pastorais, Comunidades Novas e Comunidades Acolhedoras diversas tomaram as ruas do Centro até a Catedral Metropolitana, chamando a atenção das pessoas que estavam no calçadão do comércio. Com faixas em preparação para a JMJ, jovens entoavam hinos que retratam a temática Fé e Paz. Para o jovem Carlos André Martiniano, reeducando da Casa Dom Bosco, “a ideia de uma caminhada e Missa pela Paz é muito interessante porque aqui em Maceió muitos jovens têm perdido a vida por causa da violência”, testemunhou.
Chegando a Catedral, que ficou completamente lotada, teve início a Missa pela Paz, retornando um projeto iniciado pelo arcebispo metropolitano, dom Antônio Muniz. Na ocasião, dom Antônio saudou os presentes, mencionando as lideranças religiosas, civis e militares que promovem a Cultura da Paz.
Fiéis ergueram cartazes com nomes de pessoas que tiveram suas vidas ceifadas pela violência nos bairros: Feitosa, Jacintinho, Serraria, Henrique Equelman, Benedito Bentes I e Benedito Bentes II – que compõem o Setor Tabuleiro II da Arquidiocese de Maceió – logo após, o arcebispo convidou os jovens que irão à JMJ, no Rio de Janeiro, destacando que de Maceió irão também alguns jovens reeducando.
Após a Missa houve uma reunião, num dos salões da Catedral, para discutir junto a representantes de órgãos da sociedade civil ações que coíbam a violência e promovam a paz.
Em Setembro...
Como em julho haverá a JMJ, e em agosto a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, a próxima Missa pela Paz será realizada em 26 de Setembro, tendo a responsabilidade das paróquias que compõem o Setor Tabuleiro I.
Fonte: Pascom Diocese de Maceió