Ano da Fé: abertura oficial no Brasil será no dia 12 de outubro

04/10/2012 08:08

A abertura acontecerá no Santuário Nacional de Aparecida, durante a solenidade da Padroeira do Brasil, com missa presidida por dom Raymundo Damasceno.

O Ano da Fé, convocado pelo Papa Bento XVI com a Carta Apostólica Porta Fidei, iniciará em 11 de outubro no Vaticano.

No Brasil, o Ano da Fé terá sua abertura oficial no dia 12 de outubro no Santuário Nacional de Aparecida, durante a Missa Solene da Festa da Padroeira às 10h, que será presidida pelo cardeal arcebispo Emérito de São Paulo (SP), dom Cláudio Hummes.

Hoje (02) em entrevista coletiva no santuário Nacional sobre a Festa da Padroeira o cardeal Arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, presidente da CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil) falou sobre a abertura do Ano da Fé e espera que seja um ano de graça.

“Que esse ano seja um momento especial na Igreja, de renovação da nossa fé, que seja um momento mais completo de conversão a Deus e que a Igreja possa fortalecer ainda mais seu espírito evangelizador” aspira.

O cardeal destacou o tema do Ano da Fé, “A Nova evangelização para a transmissão da Fé”, e disse que essa é uma preocupação da Igreja.

“Quando falamos em Nova Evangelização, estamos nos referindo àqueles que já ouviram a Boa Nova do Evangelho, mas que por determinadas razões se afastaram de sua vida sacramental, então dirigimos a evangelização para esses que precisam de certo modo atualizar sua Fé” explica.

Dom Raymundo, estará na abertura oficial do Ano da Fé em 11 de outubro em Roma concelebrando com o Santo Padre o Papa Bento XVI, em entrevista o cardeal afirmou levar o Brasil para essa celebração e colocar o povo brasileiro nas suas orações.

“Estarei representando a CNBB como presidente e representando o nosso povo, e na missa presidida pelo Papa colocarei uma intenção toda especial pelo povo brasileiro, pelos nossos governantes e de modo particular pelos devotos de Nossa Senhora Aparecida e colaboradores da campanha dos devotos do Santuário” disse.

A abertura do Ano da Fé coincide com a data de comemoração do 50º aniversário de abertura do Concílio Vaticano II, os 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica e a 13ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos.

Fonte: A12.com
Por Victor Hugo Oliveira Vieira .
Redação do Portal Ecclesia.